O Nobreak rack é a segurança do seu servidor

19 janeiro 2015
Category
Tech
Comments Comentários desativados em O Nobreak rack é a segurança do seu servidor

O nobreak é indicado para todos os tipos de aparelhos eletrônicos

O nobreak rack é um modelo exclusivo para ser encaixado em seu rack para servidor e alimentar swithers, servidores, modens, roteadores e outros equipamentos que compõem a sua rede em caso de falta de energia. Tecnicamente, ele funciona com o mesmo princípio que os modelos tradicionais, mas com a medida apropriada para o encaixe em um rack 19”. As 19 polegadas (482,6 mm), mencionadas acima, é a medida de largura padrão para todos os racks. Entretanto, antes de fazer a compra, deve-se verificar o espaço disponível verticalmente em seu rack, e a altura do nobreak escolhido. Essa medida usa uma unidade diferente, denominada rack unit, ou apenas U. Cada U equivale a 1,75”, ou 44,44mm. “Em um bom projeto de servidor, quem administra aquela rede deve pensá-la deixando, no mínimo, um U de espaço entre as peças, para uma melhor circulação de ar”.

O nobreak é fundamental para a sustentabilidade de um servidor. “O servidor é o cérebro, coração e pulmão de uma rede, sem ele, os computadores se tornam incomunicáveis. Não conseguem acessar bancos de dados, sistemas ou até mesmo a internet, se tornam completamente off-line”, explica o especialista em TI Ricardo do Couto. “Em muitas empresas, o trabalho para porque uma área depende de dados de outra. Por exemplo, se um servidor de um hospital parar, o médico não consegue ter acesso aos exames do pacientes realizados em locais distantes de seu consultório, o que geraria um enorme transtorno”, adiciona Ricardo.

Mesmo locais com geradores devem adotar o nobreak, é com a energia fornecida por ele que os equipamentos continuam ativos até o gerador entrar funcionamento, em caso de blackout. “São segundos preciosos, esse liga e desliga é extremamente prejudicial para um computador comum e para um servidor é mortal”, comenta Paulo Sakuraba, cientista da computação.

O nobreak mais indicado para servidores é o online em série. Este tipo de equipamento é o mais seguro do mercado. “Sua tecnologia é bastante simples e faz todo o sentido. São as baterias do nobreak que alimentam os aparelhos o tempo todo com um fluxo constante livre de ruídos, oscilações ou variações de tensão. E a rede elétrica recarrega estas baterias. Em caso de falha no fornecimento, elas serão carregadas pelo gerador”, orienta o cientista Paulo. “Não tem erro”.

Em termos de potência, o nobreak para rack exige a partir de 3kVA, mas isso varia conforme cada projeto. “E alguns casos, são usados equipamentos com potência de 20kVA para abastecer o servidor e mantê-lo funcionando”, diz Ricardo. “Dependendo da necessidade energética e da ausência de espaço dentro do rack, o técnico pode optar por usar um nobreak modelo torre ao lado do rack, mas o importante é não deixar seu equipamento desprotegido, e à mercê da inconstância da nossa rede elétrica”, completa Paulo.

Comments are closed.